Síndrome de Munchausen

 
Introdução

A maioria das pessoas tenta evitar ficar doente. Uma pequena percentagem das pessoas, no entanto, aprecia a ideia de ir ao médico, submeter-se a exames e, até mesmo, fazer uma cirurgia dolorosa. Apesar de saberem que não estão doentes de verdade, as pessoas com síndrome de Munchausen fingem estar doentes porque procuram atenção e compaixão. A síndrome de Munchausen é um distúrbio mental estranho, mas real. É o tipo mais severo de doença simulada, um conjunto de distúrbios em que as pessoas intencionalmente exageram, inventam ou causam os sintomas da doença.

É difícil saber exactamente quantas pessoas têm a síndrome de Munchausen, porque a maioria delas é especialista em esconder seu comportamento. Algumas adoptam nomes falsos e vão para áreas diferentes para evitar serem descobertas.

Em 1951, o médico britânico Richard Asher descreveu o distúrbio pela primeira vez na revista de medicina The Lancet. Ele nomeou a doença em homenagem ao Barão von Munchausen, um oficial militar alemão do século XVIII, que contava histórias muito exageradas sobre sua vida.

A síndrome de Munchausen não é a mesma coisa que a hipocondria, um distúrbio em que as pessoas realmente acreditam estarem doentes. Aquelas com Munchausen sabem que estão saudáveis, mas querem estar doentes. Tambem é diferente do fingimento, em que as pessoas fingem estar doentes para obter ganhos financeiros (como ganhar um processo judicial) ou para fugir do trabalho.


Causas da síndrome de Munchausen

Os pesquisadores não sabem exactamente o que causa a síndrome de Munchausen, mas eles acreditam que os riscos incluem:

  •      histórico de abuso sexual, físico ou emocional;
  •      doença séria durante a infância;
  •      parente que estava muito doente ou que tenha morrido;
  •      carreira na área de saúde ou um desejo de trabalhar como profissional da saúde;
  •      auto-estima baixa;
  •      distúrbio de personalidade, como comportamento; autodestrutivo, personalidade passivo-agressiva ou baixo controle de impulso.

A síndrome de Munchausen pode ocorrer em qualquer idade; no entanto, a maioria das pessoas que tem essa doença é jovem ou está na meia-idade.

As pessoas com síndrome de Munchausen vão a extremos para fazer de conta que estão doentes. Elas podem fingir que estão doentes modificando os instrumentos, como, por exemplo, aquecendo um termómetro, alterando amostras de sangue ou urina, ou podem causar os sintomas injectando substâncias estranhas, como, toxinas nos seus corpos ou tomando remédios desnecessários.

 
Alguns dos sintomas da síndrome de Munchausen são:
  •      que se encaixam perfeitamente na descrição clássica de uma doença, mas que não podem ser controlados com tratamentos;
  •      ânsia de se submeter a diferentes exames e procedimentos, não importa o quão desconfortáveis ou dolorosos eles sejam;
  •      histórico médico incoerente;
  •      vontade de se consultar com diferentes médicos e hospitais, algumas vezes de várias áreas;
  •      profundo conhecimento da doença e dos procedimentos hospitalares;
  •      recusa em deixar os médicos conversarem com familiares ou amigos.

A síndrome de Munchausen pode causar problemas de saúde reais porque a pessoa toma remédios e se submete a procedimentos desnecessários. Ela também pode aumentar o risco de suícidio, interferir no trabalho e no relacionamento familiar e até levar à morte.